Canjica com Leite de Amendoim

em

cam00317.jpg

Adoro canjica, e sei que estou devendo a receita da Canjica Brasileiríssima, que ganhou o concurso da Hikari em 2013 (gente, quase 4 anos!!!). Na época não publiquei a receita pois havia uma promessa de que seria publicada nas embalagens do produto. Infelizmente não aconteceu, mas por outro lado, posso publicar em primeira mão aqui no blog!!!

Mas não hoje. Hoje a receita é tem mais a ver com essa minha fase desbravadora de novos ingredientes, novas ideias, novos conceitos. Uma fase mais saudável e mais criativa. Porque quem não conhece pode ate torcer o nariz, mas eu acho fantástico a pluralidade de ingredientes da cozinha vegana. Por que utilizar só um leite (de vaca) quando se pode usar um leite diferente a cada semana. Arroz, aveia, soja, amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, inhame, amendoim, gergelim, coco e por aí vai. Cada um com seu sabor particular. Como isso não enche os olhos e mata de curiosidade qualquer um que ame a gastronomia?

Canjica com Leite de amendoim (levemente adaptada do Presunto Vegetariano)

Primeiro faça o leite de amendoim

  • 1 1/2 xícaras (chá) de amendoim cru
  • 1 litro de água filtrada

Lave os amendoins, use uma peneira para isso, e coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe descansando por 12 horas. Escorra e lave rapidamente.
Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e então desligue.
Escorra, lave rapidamente e bata em um liquidificador com 1 litro de água filtrada até ficar uniforme. Coe usando um pano de saco. Esprema bem para aproveitar extrair bastante o leite. Não jogue fora o resíduo. Vamos utilizá-lo

Agora vamos à canjica

  • 1 xícara (chá) de canjica crua
  • 1 litro de leite de amendoim
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 2 cravos da índia
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1/4 de xícara (chá) de coco ralado (você pode usar 1/4 de xícara de coco seco fresco, bater no liquidificador, coar e obter o leite de coco. O resíduo use como o coco ralado desta receita)

Coloque a canjica em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela de pressão juntamente com 1 litro de água, o açúcar, os cravos e a canela. Deixe cozinhar em fogo médio por 30 minutos depois que pegar pressão e desligue. Caso ainda não estiver macio, deixe cozinhar por mais tempo.
Adicione o leite de amendoim, o coco ralado seco, o leite de coco e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 30-40 min. O leite de amendoim irá reduzir e a canjica ficará bem cremosa.

Enquanto isso, prepare a farofa de amendoim

  •  Resíduo do leite de amendoim
  • 1/4 de xícara de açúcar

Misture o resíduo do leite de amendoim com o açúcar e coloque em uma assadeira. Leve ao forno até que fique dourado, mexendo a cada 5 minutos para dourar uniformemente. Cuidado para não queimar, pois ele doura bem rapidamente.

Sirva a canjica em uma tigela e salpique a farofa de amendoim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s