Pão de Hambúrguer de Beterraba

23519170_1720833147948108_5964316737699997653_n

Pão caseiro é algo que me encanta. A não ser que se tenha por perto algumas daquelas padarias chiquetérrimas que utilizam fermentação natural, na maioria das vezes o resultado é muito melhor do que comprar na padaria. Além disso, produzir a sua própria comida traz a possibilidade de criar, indo além do que é oferecido comercialmente. Onde eu poderia comprar um pão cor-de-rosa?

A ideia de fazer esse pão veio da vontade de comer hambúrguer em um pão macio e fresquinho. Pela minha experiência com pão de hambúrguer comercial, provavelmente compraria algo seco e velho esquecido em uma prateleira de padaria. Daí encontrei essa receita de pão de hambúrguer de beterraba. A massa é quase um brioche, macia e amanteigada.

Já indo na onda da beterraba, não fez muito sentido pra mim utilizar esse pão tão saudável em um hambúrguer convencional, então fui de hambúrguer vegetariano de lentilha ( basicamente cozinhei a lentilha al dente com temperos, escorri, amassei, coloquei mais temperos, farinha de rosca, moldei no formato de hambúrguer e fritei em fritura rasa) com molho Tzatziki (molho grego de iogurte e pepino: Pique metade de um pepino em pedaços bem pequenos, misture a uma embalagem de iogurte natural, um dente de alho esmagado, bastante salsinha, sal e pimenta do reino. Pode adicionar hortelã também).

Rende 8 pães do tamanho convencional de hambúrguer. Se sobrar, congele, pois pães e bolos são alimentos que congelam perfeitamente, e quando descongelados no forno ficam tão bons quanto se tivessem sido feitos na hora.

 

Pão de Hambúrguer de Beterraba ( receita original do Take a Megabite)

  • 1 beterraba pequena + azeite de oliva suficiente para untar a superfície da beterraba
  • 125g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 pacote de fermento biológico em pó instantâneo
  • 1 ovo
  • 3 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 ovo batido com 1 colher (sopa) de água para pincelar

 Pré-aqueça o forno a 220 graus. unte a superfície da beterraba com azeite de oliva e cubra com papel alumínio. Asse por 45 minutos, ou até que esteja macia. Espere esfriar e triture junto com a manteiga até que vire um purê cremoso.

 Aqueça levemente o leite no microondas por 10 segundos de cada vez até que esteja morno, mais ou menos 30 segundos no total. Misture o mel e o fermento biológico. Deixe descansar até que a mistura comece a soltar bolhinhas (cerca de 5 a 10 minutos).

 Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Adicione o purê de beterraba e manteiga e misture com as pontas dos dedos, formando uma farofinha. Adicione a mistura de leite, mel e fermento e o ovo e misture até virar uma massa macia. Sove em uma superfície limpa por 10 minutos, ou bata na batedeira planetária utilizando o gancho por 5 minutos em velocidade máxima.

Com a massa já sovada, forme uma bola e coloque em uma tigela untada com as dobras viradas pra baixo. Cubra com um pano e deixe fermentar até dobrar de tamanho.

 Amasse a massa para tirar o gás. Divida em 8 pedaços e forme bolinhas. Acomode em uma assadeira, deixando 4 dedos de espaço entre os pedaços. Cubra a forma com o pano e deixe fermentar novamente até dobrar de tamanho.

 Pincele a mistura de ovo e água e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s