Receitas de Verão: Sorvete Vegano de Papaia e Inhame

wpid-img_20150112_172810.jpg

 

Primeiro post de 2015!!! Que alegria! Para comemorar, Especial de Verão!

Neste período em nenhuma hipótese eu postarei receitas que utilizem o forno, pois o meu forno está oficialmente interditado até que os dias fiquem mais amenos. Então, bye-bye pães, tortas, bolos, gratinados, assados. Nos vemos daqui a alguns meses. Bem-vindos sejam os sorvetes, granitas, mousses, sanduíches rápidos, wraps, saladas e toda sorte de receitas fáceis, refrescante e deliciosas.

Para começar, sorvete vegano de papaia e inhame! Já queria testar uma receita de sorvete com base de inhame há algum tempo, mas não queria nada com muitos ingredientes. Olhei algumas receitas e a maioria usava muitos ingredientes, então resolvi fazer este sorvete no olho mesmo e ver no que dava. Escolhi fazer de mamão papaia, pois veja bem, sorvete de mamão não é algo que se encontra em qualquer esquina.

Mãos a obra, triturei a polpa de 1 mamão papaia, e como contém muita água, resolvi não adicionar nenhum leite vegetal. Cozinhei 1 xícara (chá) de inhame até que ficasse macio. Esperei o inhame esfriar e bati no processador de alimentos até que virasse um purê. Adicionei o purê à polpa de mamão, misturei com um fouet. Provei a mistura e apesar do mamão ser bem doce, adicionei mais 1/3 de xícara (chá) de açúcar baunilhado. Cobri com plástico filme e levei o sorvete ao congelador por 4 horas. Passadas essas 4 horas, cortei a massa congelada em partes e bati na batedeira para desfazer os cristais de gelo. Levei novamente ao congelador e 2 horas depois repeti o processo da batedeira. Repeti esse processo de congelar por 2 horas e bater umas 3 vezes. Quanto mais vezes passar por esse processo, mais cremoso o sorvete ficará. Se você tem sorveteira, basta gelar o sorvete por 4 horas, colocar na sorveteira e seguir as instruções do fabricante .

O resultado foi um sorvete cremoso, mas não pesado como os mais elaborados com creme de leite. Por não conter muitos ingredientes, o sabor do mamão papaia ficou super evidente. Com certeza obteria um resultado mais cremoso se utilizasse uma sorveteira, mas ainda assim me surpreendi com a cremosidade de um sorvete tão simples e com tão poucos ingredientes. Ah, e não fica com nenhum gosto de inhame, ele é uma base completamente neutra. Recomendo fortemente que testem esta receita. 😉

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. nadine dantas do carmo disse:

    será que se fizer com o inhame cru dá certo? Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s