Penne ao Molho Branco com Brócolis e Ervilha Para Agradar a Quinta-Feira

 

wpid-cam00157.jpg
Prato antigo charmoso

 

Estou muito feliz porque aprendi um jeito de fazer legumes no vapor sem uma panela própria. Você precisa de uma panela comum com tampa (quanto mais larga melhor a evaporação) e um pano de prato limpo. Coloque uns 4-5 cm de água na panela e leve ao fogo até ferver. Coloque os vegetais que você vai cozinhar no verso da tampa da panela (a parte que fica para dentro). Sobre os vegetais, você coloca o pano. Daí com a ajuda de um prato, vire a tampa e amarre o pano. Você terá criado uma trouxinha com os vegetais dentro. Aí é só tampar a panela com a tampa no esquema e deixar cozinhar pelo tempo adequado. É mágico!

Fiz as ervilhas e os brócolis desse jeito. Ervilhas por 8 minutos e brócolis por 15. Ficaram lindos, com um verde intenso, al dente e o com um sabor incrível! Nunca mais farei de outro jeito.

Usei os vegetais nesse macarrão esperto que ficou divino. O molho branco combina muito bem com o brócolis e fui pro céu toda vez que estourava uma bolinha de ervilha e aquele sabor adocicado casava perfeitamente com tudo. Aiai…

 

 Penne ao Molho Branco com Brócolis e Ervilha

 – 1/2 litro de leite integral

 – 1/2 cebola 

 – 1 folha de louro

 – 3 cravos

 – 1 pitada de noz moscada

 – 1 colher de sopa de manteiga

 – 1 colher de sopa de farinha de trigo

 – Sal e pimenta do reino a gosto

 – 1/2 brócolis ninja cozido no vapor picado

 – 1/2 xícara de ervilhas cozidas no vapor

 –  300 g de penne cozido al dente

 – Azeite

 Primeiro aromatize o leite: Coloque-o em uma panela com a metade da cebola, o louro, o cravo (para facilitar a remoção, você pode espetar os cravos na cebola e fazer um corte para encaixar o louro, está aí a cebola piquée) e a noz-moscada e leve ao fogo. Quando levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Retire a cebola e deixe o leite amornar.

 Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha, mexa até formar uma pasta, mas não deixe dourar ( essa mistura é um espessante chamado roux, e quanto mais o roux carameliza, menor o poder espessante. Além disso, é um molho branco, você não quer que ele fique castanho). 

 Agora vem o pulo do gato: eu me sinto mais segura retirando a panela do fogo e adicionando o leite bem aos poucos no começo, misturando para formar uma papinha. Se você for bom de fouet, pode adicionar o leite sem retirar a panela do fogo, mas aí o risco de empelotar é maior.

 Adicionado todo o leite, tempere com sal e pimenta e continue mexendo o molho. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minuto, sempre lembrando de mexer para não grudar no fundo.

 Quando estiver pronto, desligue o fogo, acerte o sal, espere 2 minutos e acrescente o brócolis e as ervilhas.

 Quando a massa estiver cozida, regue com um pouco de azeite para evitar que grude. Sirva com o molho e bom apetite.

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Jak disse:

    hummmm me deu água na boca!!! Vo fazer Jú 🙂

    1. Fleur Noire disse:

      Faça, Jak! É sucesso garantido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s